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Diretrizes para Autores

4. Formato do Evento

O Encontro da REDE 2021 adotará um formato de discussão aprofundada e focada no desenvolvimento de trabalhos em andamento de resumo a um formato final de artigo. Esse formato foi pensado a partir das experiências das/os organizadoras/os durante a pandemia (Entre as experiências, somos gratas/os a um evento promovido pela Data & Society que forneceu várias ideias aplicadas aqui).

O evento será dividido em sessões de 45 minutos cada. Cada sessão terá duas salas paralelas cada qual dedicada exclusivamente ao debate de um trabalho em andamento. Os trabalhos não serão apresentados pelas/os autoras/es durante o evento. As sessões serão inteiramente dedicadas a comentários e diálogos sobre os trabalhos em andamento.

Para permitir a participação de ouvintes, apresentações em vídeo de, no máximo, 10 minutos serão também disponibilizadas pelas/os autoras/es e ficarão disponíveis com antecedência no site do Encontro para todas as pessoas inscritas. Participantes de cada sessão deverão acessar e assistir ao material antes do Encontro. Uma lista com os trabalhos em andamento aceitos será disponibilizada com antecedência para que todas/os possam escolher de quais sessões irão participar conforme suas preferências.


4.1. Papéis das/os participantes

Autoras/es: Se você gostaria de receber comentários, sugestões e críticas construtivas sobre um trabalho em andamento, o Encontro da REDE 2021 será uma excelente oportunidade. Autoras/es NÃO apresentarão seus trabalhos durante o evento, apenas escutarão e, se desejarem, responderão aos comentários das/os debatedora/es que terão lido o material previamente.

Todas/os autoras/es que tiverem um trabalho aceito obrigatoriamente serão também debatedoras/es de 2 (dois) trabalhos durante o Encontro. Autoras/es devem, também, submeter vídeo de até 10 (dez) minutos de apresentação do trabalho que será disponibilizado a todas/as participantes previamente ao Encontro. Os trabalhos escritos para debate (trabalhos em andamento) serão distribuídos apenas entre autoras/es e debatedoras/es.

Debatedoras/es: Autoras/es que tenham trabalhos aceitos e que debaterão dois trabalhos no evento. Nesse papel, deverão ler os trabalhos com antecedência, assistir a apresentação disponibilizada pelas/os autoras/es, e preparar comentários para colaborar com uma discussão intelectualmente prazerosa entre as/os participantes.

A discussão será pautada pelo respeito e pela gentileza. Debatedoras/es devem preparar comentários profundos e críticos, mas também amistosos e relevantes. Fornecer feedback pode ser tão gratificante intelectualmente quanto receber feedback. Esperamos que as/os debatedoras/es utilizem essa oportunidade para desenvolver pensamento crítico e generoso para com suas/ seus pares.

Moderadoras/es: Pesquisadoras/es do Comitê Científico da REDE que serão responsáveis por ler e assistir a apresentação e o trabalho em andamento definidos para sua sessão e sala respectivas, e moderar a discussão entre autoras/es e debatedoras/es.

Ouvintes: Participantes em geral que desejam apenas assistir às apresentações em vídeo com antecedência e participar do debate. A palavra será passada às/aos ouvintes, que poderão interagir com autoras/as e debatedoras/es durante o Encontro, desde que todas/os debatedoras/es designadas/os para um dado trabalho tenham se pronunciado ao menos uma vez.


5. Formato dos Trabalhos


5.1. 1a etapa - Seleção

As/os autoras/es deverão submeter propostas de trabalhos em andamento que tenham entre 800 e 1000 palavras (excluídos resumo e referências) e que estejam estruturadas do seguinte modo:


  • Título

  • Resumo (máximo 250 palavras)

  • Palavras-chave (3 a 5)

  • Resumo expandido (é desejável que contenha: introdução, objetivos, métodos, bases teóricas, justificativa, discussão-resultados).

  • Referências bibliográficas


Os trabalhos devem ser formatados conforme modelo. Utilize o template para submissão. Trabalhos fora do formato não serão considerados


As contribuições submetidas poderão ser escritas em Português, Inglês ou Espanhol, e serão avaliadas por, no mínimo, 02 (dois) pareceristas. Os trabalhos selecionados terão aproximadamente 1 (um) mês para serem convertidos de propostas para trabalhos em andamento para discussão.


5.2. 2a etapa - Discussão


Os trabalhos em andamento para discussão deverão ter entre 4000 e 5500 palavras (excluídos resumo e referências), e deverão seguir a mesma estrutura definida para a proposta.


Os trabalhos serão discutidos de maneira sincrônica e online no dia do Encontro em sessões com dois trabalhos paralelos sendo discutidos em salas exclusivas e independentes. As discussões serão feitas em Português.


5.3. 3a etapa - Anais


Ao participar do Encontro, as/os autoras/es se comprometem em enviar um artigo completo, considerando as discussões e comentários das/os debatedoras/es, após aproximadamente 30 dias do evento, para publicação nos Anais do Encontro. O não envio do artigo completo pode implicar na sua não consideração em edições posteriores do evento.

O artigo final deverá conter de 6000 a 7000 palavras e deverá estar de acordo com a norma ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos (ABNT NBR 14724) e para referências bibliográficas (ABNT NBR 6023).


6. Datas Importantes

  • 31/05/2021 a 12/07/2021 - Período de Submissão - Resumo estendido (nova DATA)
  • 03/08/2021 - Resultado dos trabalhos selecionados
  • 06/08/2021 - RSVP
  • 09/08/2021 - Recebimento dos resumos e Guidelines
  • 13/08/2021 - Envio das preferências  dos resumos estendidos de todas/os autoras/es
  • 12/09/2021 - Entrega dos trabalhos (working papers)
  • 15/09/2021 – Circulação do(s) trabalho(s) para feedback para debatedoras/es e moderadoras/es
  • 19/09/2021 – Envio das apresentações em vídeo
  • 22/09/2021 – Disponibilização das apresentações em vídeo para participantes
  • 04/10/2021 e 05/10/2021 - IV Encontro da REDE (REDE 2021) - Virtual
  • 08/11/2021 - Entrega do trabalho final para Anais da REDE
  •  

7. Local do Evento


Online


Quaisquer dúvidas poderão ser enviadas para <redegovernanca@gmail.com>

Mais informações no site da Rede: www.redegovernanca.net.br

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Confirmar sua participação dentro de um prazo estipulado.
  2. Preparar um manuscrito entre 4000 e 5500 palavras conforme calendário para debate síncrono.
  3. Preparar uma apresentação em vídeo de até 10 (dez) minutos que ficará disponível, por tempo determinado, a todas/os inscritas/os no Encontro.
  4. Ler 2 (dois) manuscritos de outras/os autoras/es participantes, e assistir suas respectivas apresentações para debatê-los.
  5. Participar como autor/a de uma sessão de debate online sobre o meu trabalho, e como debatedor/a de duas outras sessões de outras/os participantes.
  6. Preparar um artigo final para os Anais da REDE de 6000 a 7000 palavras, conforme calendário e responder a um formulário.


Licença Creative Commons
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